Scones de Aveia


Saber que estamos em Março é pensar que os dias mais quentes em breve vão chegar, conseguir largar de vez o casaco grosso e comprimido, as meias trazidas da Serra que acompanham as noites destes últimos meses, os dias que se tornam mais comprimidos e com eles tudo é melhor.


Ás vezes fico na dúvida se prefiro a  chuva ou o vento, e estes últimos dias o vento tem sido tanto, forte e frio, custa andar na rua, toda a vontade passa por ficar dentro de casa e naqueles dias em que o sol vence, coloco-me à sua frente e nesse instante sinto-me tão bem,  revigorada será a palavra mais correcta.


Scones, sabem bem ao lanche, ao  pequeno-almoço e mesmo à ceia, sim, por mim podem ser servidos a qualquer refeição, gosto deles quentes, simples, depois de estarem frios é barrar com uma compota, e por cá até temos quem coloque uma camada de marmelada.    
Enquanto estes estavam no forno, o aroma da noz-moscada invadiu a cozinha e os elogios já estavam a serem dados mesmo sem sabermos o que de lá ia sair, ninguém se enganou, são realmente deliciosos.


Scones de Aveia
receita adaptada do livro Baking, Dorie Greenspan

1 e 2/3 de chávena de farinha de aveia
1/3 de chávena de açúcar
1 e 1/3 de chávena de flocos de aveia
10 colheres de sopa de manteiga sem sal refrigerada cortada em pedaços pequenos
1/2 chávena de leite frio com 1/2 colher de sopa de sumo de limão, deixar coalhar
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de noz-moscada ralada no momento
1 ovo batido

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Forrar com papel vegetal um tabuleiro de ir ao forno.

Misturar muito bem o leite coalhado com o ovo batido,  reservar.

Numa tigela grande misturar a farinha de aveia, os flocos, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e a noz-moscada.  

Acrescentar a manteiga em pedaços, com os dedos de forma rápida misturar até obter uma mistura granulada.

Juntar a mistura do leite e envolver com um garfo, não misturar demasiado.

Colocar a massa numa zona de trabalho polvilhada com farinha,  formar uma bola, achatar um pouco e dividir em 6 porções em forma triangular.

Colocar os scones no tabuleiro,  pincelar com um pouco de  leite e polvilhar com os flocos de aveia.

Levar ao forno cerca de 22 minutos.

Retirar, deixar arrefecer sobre uma rede de cozinha.

Bom Apetite...

22 comentários:

  1. Bom aspeto que esses scones têm! Adoro :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, olha uns scones para eu fazer um dia destes! Fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também por aqui o vento ABUNDA e eu estou ansiosa por uma simples brisa primaveril :-)
    Sim, porque Primavera chama piqueniques e piqueniques chamam scones. Tudo se equilibra.
    Gosto... gosto muito.
    Beijinho e saudades
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Humm... Simplesmente fantásticos. Adoro o aspecto e, com toda a certeza, adoraria ainda mais o sabor. Gosto de aveia.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Querida Sandra, cá eu, sem dúvida, prefiro vento a chuva. A chuva irrita-me e deixa-me de mau humor, o que tenho de combater constantemente, pois por aqui, como de vês calcular, chove muito.
    Adoro scones e estes estão magníficos. Tenho de experimentar esta sugestão. Pego no livro da Dorie vezes sem conta, marco uma série de receitas, leio-as e depois digo que vou fazer e acabo por nunca fazer, lol.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. ¡¡Qué delicia, Sandra!! Empezar el día con un desayuno así es todo un placer. Besitos.

    ResponderEliminar
  7. Sandra, eu também anseio pelo tempo mais quentinho!
    Esses scones estão uma delícia. Vou guardar a receita para experimentar um dia destes.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Hello Sandrinha, saudades...!
    Eu prefiro o outono, um clima gostoso e agradável!
    Por aqui os dias estão super quente, final de verão.
    Delícia de scones, receita saudável do jeito que eu gosto!

    Um grande bjo, ótimo fds! ♥

    ResponderEliminar
  9. Querida Sandra,
    EU adoro scones e há tanto tempo que não faço. Sou como tu, é daquelas coisas que posso comer a qualquer hora do dia, basta uma deliciosa compota a acompanhar e um chá ou sumo de laranja natural. E esse ficaram tão lindos, com um interior bem apetitoso e uma crosta de bradar aos céus.
    É bem verdade, não tarda nada estão aí os dias mais quentes e solarengos, a linda Primavera que nos vem visitar! :)
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Devem ter ficado ótimos! Eu já comia esse que já tem compota...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Olá Sandra: ficaram tão lindos estes scones e ,de aveia, gosto imenso.
    Que venham os dias mais quentes. Estou farta do frio e do mau tempo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Querida Sandra, pois soa mesmo bem!
    Scones a sairem do forno, compotas, uma cevadinha ou chá e era perfeito para partilharmos!
    Eu confesso que já andava farta da chuva, e do frio (as minhas frieiras andam a gritar!) e apesar das noites frias, os dias com este solinho estão a saber-me bem.
    Assim como scones, sabem-me sempre bem! Sou uma moça amante de scones lol
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Adoro scones, adoro aveia... Deve ter ficado divinais.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Que scones fantásticos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. Este ano Março não nos faz parecer nada quente! Continua um gelo! Os aquecedores ligados, os pés frios, as luvas nas mãos!
    Mas enquanto isso liga-se o forno e faz-se um bom lanche!
    Que lindos scones!
    Estão perfeitos! De aveia, adoro :)
    Adoro os scones e os scones comidos em companhia!
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
  16. Realmente, Sandra, scones são gostosos a qualquer hora.Os seus ficaram lindos!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  17. Sandrinha minha querida,
    Eu tbm estava com saudades de ti, você faz falta com suas belas receitas
    e textos encantadores!
    Quanto a sua pergunta no meu blog, sementes de gergelim é o mesmo que
    sementes de sésamo, acho que sésamo você conhece.

    Um grande bjo no seu ♥, ótima semana!

    ResponderEliminar
  18. Eu prefiro sempre a estação que vem no final da presente, de que costumo estar farta :P Mas esses scones estão bons para qualquer altura! :D

    ResponderEliminar
  19. Sandra, vc desapareceu lá do meu blog e aí terminei esquecendo de lhe visitar.
    Mas não quero deixar de vir aqui, onde aprendo tantas coisas de doces.
    Gosto muito de aveia, mas nunca lembro de fazer alguma coisa com ela.

    ResponderEliminar
  20. Uns scones bem bonitos e saudáveis :) Olha que bela ideia de pequeno almoço :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Adoro e á seculos que não faço.
    Estes com aveia agradam-me e muito, ficaram lindos.
    Boa semana Sandra.

    ResponderEliminar