Bolo Invertido de laranja, Toranja e Baunilha


Continuámos a encher a fruteira com a cor laranja, ou melhor as fruteiras.
Este ano tem sido tão bom em citrinos, acho que é geral pois sempre que oferecemos laranjas ou tangerinas quase todos dizem que têm, e depois ainda há aqueles que mesmo sabendo que existem tantas laranjas cá por casa insistem em trazer uma saca cheia delas, e nós nunca dizemos que não.


Temos aproveitado o fogão a lenha ligado para fazer compota de laranja e de limão, experimentamos novos bolos sempre com esta fruta e ainda consegui encontrar uma receita tão fácil de pudim de laranja que é delicioso, e eu que não sou grande apreciadora de pudim mudei a minha opinião.


Este bolinho foi feito a pensar no desafio da Marta, uma receita escolhida ao acaso mas que surpreendeu, a fusão entre os citrinos e a baunilha é maravilhosa, a frescura da massa fez-me acreditar que será uma receita a ser repetia nos dias quentes de Primavera.
A receita apenas pede laranja, mas eu sou uma sortuda, tenho uma vizinha que adoro e que me oferece sacas de toranjas e eu decidi colocar neste bolinho, e que bem que ficou!


Bolo Invertido de laranja, Toranja e Baunilha 
receita retirada do livro Seasons de Donna Hay

Calda
  • 2 laranjas em rodelas finas 
  • 1 toranja grande em rodelas finas 
  • 1 vagem de baunilha
  • 220 gramas de açúcar 
  • 125 ml de água 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Abrir a vagem de baunilha ao meio e retirar as sementes.  

Numa forma redonda (22 cm, não pode ser de silicone) colocar a água a  vagem e sementes de baunilha e o açúcar, levar ao lume até o açúcar estar dissolvido, acrescentar as rodelas das laranjas e da toranja, deixar cozinhar cerca de  15 minutos, as rodelas devem de ficar  macias, retirar e reservar. 


Bolo 
  • 220 gramas de açúcar 
  • 150 gramas de farinha 
  • 120 gramas de amêndoa moída 
  • 150 gramas de manteiga derretida 
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha 

Bater os ovos, o extracto de baunilha e o açúcar numa tigela com ajuda da batedeira durante 8 minutos.  

Peneirar a farinha e envolver na mistura anterior, acrescentara a manteiga e o miolo de amêndoa, voltar a misturar.

Deitar a massa na forma com cuidado para não desmanchar a camada dos citrinos.

Levar ao forno cerca de 45 minutos.

Retirar e deixar arrefecer na forma 20 minutos.

Desenformar o bolo sobre um prato.

Bom Apetite!

12 comentários:

  1. que bolo com um aspeto visual fabuloso, e deve estar mesmo delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Os bolos invertidos ficam sempre muito bonitos e está conjugação parece-me perfeita e divinal! Por aqui também foi um ano de laranjas, confesso até que foi difícil dar vazão a tantas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que lindo ficou!
    Eu adoro bolos de laranja, são mesmo dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  4. Os bolos invertidos fascinam-me!
    Ficam sempre tão bonitos :)
    Que deliciosa sugestão.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra!
    Adoro bolos invertidos, e este ficou com uma cor absolutamente cativante. A união dos citrinos com a baunilha é de bradar aos céus.. é sublime.. por isso não tenho a menor dúvida que este bolo é um sucesso.
    Obrigado doce Sandra por te teres juntado à mesa de fevereiro, que acaba de ficar ainda mais bonita com esta receita!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  6. Sandra querida,
    que lindo bolinho. Está com óptimo aspecto!
    A mim parece-me delicioso o bolinho com a amêndoa e a laranja (que todos gostamos)!
    Está fantástico querida.
    Que bom ter vizinhas assim... eheh
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
  7. Os bolos invertidos ficam sempre muito bonitos, este parece delicioso. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão lindo!
    Adoro a abundância dos citrinos, e essa tua vizinha que é uma grande amiga e que partilha tudo, é das melhores coisas.
    Depois vou querer essa receita do pudim de laranja, sabes que a minha avó é muito gulosa e adora pudins, vou querer fazer para ela!
    Bolinho bom, de um dos livros mais bonitos e ricos que temos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Há que tempos que não vinha cá e tenho a dizer que o blog está LINDO! <3
    Adoro bolos invertidos. Ficam sempre maravilhosos.

    ****
    Ana Teles | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagramBlogs Portugalfeedly


    ResponderEliminar
  10. Que beleza que ficou este bolinho, Sandra!
    A cor, os aromas e a textura... uma beleza. :)
    Gosto muito de bolos invertidos, e neste caso a junção do ácido cítrico com o toque especial e perfumado da baunilha deve ter resultado divinalmente.
    Excelente proposta de um clássico que ainda há-de vir cá parar.

    Bjinhos

    ResponderEliminar