Pão de Espelta, Goji, Passas e Sementes de Abóbora


Gosto tanto de Junho, um mês muito especial para mim.

É nele que festejo o meu aniversário, que começo a pensar nas férias, é em Junho que sinto o verdadeiro Verão com dias quentes e noites agradáveis, as tardes que parecem nunca mais terminar e com elas a oportunidade de fazer tantas coisas, gosto de ti meu querido Junho!!!


Este ano o meu mês por cá entrou com chuva e algum frio, parece que assim vai continuar mais uns dias, mas não nos damos por vencidos e esperamos pelos dias bons para fazermos tudo que tanto gostamos nesta altura.

Gostamos de piqueniques, de caminhadas numa tarde de domingo, de gelados a substituir o café numa noite na esplanada, da fruta boa que aí vem, e gostamos ainda mais das pessoas que vão chegar nestes dias.

Esta semana trago um pão saudável, muito rápido de fazer e que sabe bem ao pequeno-almoço e mesmo ao lanche, tenho barrado com compota e queijo creme, enquanto os dias quentes não chegam aproveitem para experimentar esta receita e eu espero em breve trazer um gelado.


Pão de Espelta, Goji, Passas e Sementes de Abóbora 
receita retirada do livro Cook Happy, Cook Healthy de Fearne Cotton

  • 480 gramas de farinha integral espelta
  • 40 gramas de uvas passas 
  • 30 gramas de bagas goji 
  • 80 gramas de sementes de abóbora 
  • 520 ml de água morna 
  • 1 colher de sopa de mel 
  • 1 colher de chá cheia de fermento em pó 
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
  • 1 colher de chá de sal 

Pré-aquecer o forno a 200ºC. 

Barrar com óleo de coco e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês com capacidade de 1 kg, reservar. 

Numa tigela grande com ajuda de uma vara de arames misturar todos os ingredientes secos, incluindo as sementes e as bagas. 

Misturar a água com o mel e verter sobre o preparado anterior, misturar tudo até os ingredientes estarem misturados entre si. 

Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 55 minutos, se estiver a queimar meter uma folha de papel de alumínio a tapar o pão, antes de retirar fazer o teste do palito. 

Tirar do formo e deixar arrefecer na forma sobre uma rede de cozinha. 

Desenformar e servir. 

Bom Apetite...

2 comentários:

  1. Muito lindo teu pão, certamente um sabor incrível. Mas meus olhos foram puxados para um pote que parece conter uma geleia deliciosa!rs
    Bom fds

    ResponderEliminar
  2. Bom ano Sandra! Finalmente fiz este teu pão e que maravilha, já o repeti 3 vezes 😋 Também ofereci os ingredientes secos num frasco com a receita pois fica com umas cores muito natalícias. Beijinhos e até um dia destes

    ResponderEliminar