Bundt Cake de Puré de Maçã e Canela

Porque é Outono...

Não há como enganar, estamos no Outono, a quantidade de folhas secas que voam quando caminho, a minha vontade de usar luvas e cachecóis neste combate contra o frio, a necessidade de colocar um cobertor mais, e a vontade de ficar em casa ou melhor na cozinha junto ao fogão a lenha são os sinais desta estação.

Se nunca me preocupei com o calor já com o frio a situação é bem diferente, não consigo adormecer se não estiver totalmente aconchegada e quente, sou a primeira em casa a colocar mais roupa de cama, o aquecimento para mim tem que estar no máximo, e sim uso daqueles pijamas bem quentes, muito quentes.

E nestes dias frios sabe tão bem fazer um bolinho para depois o saborear ao lanche, e não pensem que esta é a minha participação no bundtmania, apenas trago um Bundt porque já me rendi a eles e a tantas receitas que tenho para testar.

Durante os últimos dias o que não faltou por aqui foi vento e vento muito forte, tão forte que as maçãs do quintal ficaram todas no chão, e como ainda são bastante macieiras nada melhor que as utilizar neste delicioso e aromático Bundt, vou confessar é a segunda vez o que faço, tão simples mas tão bom que até já tive que dar a receita, vá lá não fiquem no aconchego e tirem uma fatia:)


Bundt Cake de Puré de Maçã e Canela
receita adaptada daqui

  • 300 gramas de farinha
  • 225 gramas de açúcar amarelo
  • 225 gramas de manteiga amolecida
  • 200 de maçãs descascadas sem caroço e pevides
  • 50 gramas de mel
  • 3 ovos grandes
  • 2 colheres de chá de canela
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 iogurte natural
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • açúcar em pó para polvilhar

Cortar as maçãs em lâminas e levar ao microondas na potência máxima cerca de 8 minutos.

Ligar o forno a 180C.

Barrar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de Bundt Cake, reservar. 

Esmagar as maçãs com um garfo, reservar. 

Peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela para uma tigela, reservar. 

Bater a manteiga e o açúcar cerca de 5 minutos. 

Juntar à mistura anterior o mel em fio e continuar a bater. 

Acrescentar os ovos um a um, batendo sempre muito bem entre cada adição.

Baixar a velocidade da batedeira e juntar o iogurte natural.

Acrescentar a mistura de farinha alternada com o puré de maçã, começar e terminar com farinha.

Colocar o preparado na forma e alisar a massa com uma espátula.

Levar ao forno cerca de 45 minutos.

Retirar e deixar arrefecer na forma cerca de 15 minutos.

Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

Bom Apetite...






24 comentários:

  1. I didn't understand a word but this looks great :)

    ResponderEliminar
  2. Este é o tipo de bolos que adoro nesta época, ficou lindo e com um interior bem apetitoso :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Maçã e canela só pode resultar bem! O bolo está com ótimo aspeto :). Aliado a uma caneca de chá, era um lanche supimpa :D!

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  4. Adoro a combinação de maça e canela é perfeita .
    Ficou um bundt lindo e sem o provar sei que ia adorar.
    Estou a tomar o pequeno almoço e uma fatia daquelas bem generosas vinha mesmo a calhar...
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto tão apetitoso esse bolo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra:)

    Adoro bolos de maçã com canela e acredito que o bundt que hoje apresentas iria surpreender-me e deliciar-me. E ficou com uma cor linda. Bom para o lanche:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia linda!

    Ficou bem fofinho! Apetece tirar uma fatia. Posso? =D
    Adorei a sugestão.

    Um excelente dia para si e para os seus.

    Beijinhos doces. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  8. Querida Sandra,
    Eu também namorei este Bundt da Mary, por achar que devia ser magnífico em termos de sabor, mas vendo o teu, fiquei ainda mais convencida, porque, de facto, deve ser dos céus e a textura está perfeita!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Sandrinha querida,
    que maravilha colher maçãs do próprio quintal!
    Eu prefiro o outono entre todas as estações, acho uma temperatura
    agravável, não sou fã de muito frio e nem de muito calor.
    Nos dias frios é bom saborear uma comidinha mas quente, e aquecer
    forno é fundamental, o aroma dos quitutes vão longe....hummmmmmm!
    Fico só imaginado o sabor e o aroma deste bolo lindo e tentador que vc
    nos proporciona...hummmmmmm...delícia!

    Beijos, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  10. Adoro a combinação de maçã e canela, que aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  11. Querida Sandra: partilho da tua opinião quanto ao outono. O frio ainda vem longe e eu já estou embrulhada em mantas, a por mais um cobertor na cama, a usar pijamas mais quentes e claro a ligar o forno ( que infelizmente não é a lenha). Este teu bundt está com uma cor lindíssima. Gosto muito da combinação de maçã e canela. Só pode estar uma delícia!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. OH Sandra, que bundt delicioso, w com os meus ingredientes favoritos : Maçã e canela!!
    Agora comia uma dessas fatias, fiquei a salivar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que lindo bundt, Sandra!! Ficou maravilhoso! Eu adoro puré de maçã por isso tenho a certeza que este bolo é delicioso! E a combinação de canela e maçã é perfeita, é das minhas favoritas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Que lindo que ficou Sandra :)
    Maçã e canela, tão Outonal! Tão perfeito para esta altura do ano :)
    A cor ficou linda!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que bolo lindo Sandra!
    Confesso que sou fã de bolinhos e adoro fazer e comer :)
    Os bundts ficam lindos, de formato mimoso, e este teu deve ser maravilhoso com o puré de maçã (adoro usar o puré) e canela e mel.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Estás como a Liliana, ainda o frio vem ao virar da esquina já ela anda de pantufas e pijamas quentes, edredon e cobertor na cama e tal :) hehehehehe enfim...

    Ainda bem que tomaste o gosto aos bundt's eles são realmente maravilhosos esse teu está super guloso, deixa-me ir buscar um caneca de chá e já venho para me deliciar com uma bela fatia desse teu bundt.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Adorei esse bolinho, para mim esta perfeito , maca e canela uma delicia!
    beijinho

    ResponderEliminar
  18. Adoro todo o tipo de bolos com maçã e este não deve ser exceção... Costumo fazer um também de maçã e canela mas o meu é com pedacinhos, fiquei com vontade de experimentar este... :)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  19. Olá Sandra,

    Eu sou altamente friorenta e, como costumo dizer, durmo "de escafandro" ! lol

    Este teu Bundt está fantástico, adoro os sabores de maçã e canela, são aromáticos e conjugam-se de forma deliciosa !
    Um bolinho perfeito que acompanha uma boa conversa e uma generosa chávena de chá, agora que o tempo assim pede ! ;)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  20. Sou como você Sandrinha, o aquecimento pode estar no máximo e ainda sim sempre acho que está frio, meu marido diz que nunca usou o aquecimento em temperatura tão alta quanto desde que vim morar aqui na Alemanha, sou muito friorenta!! Maçã e canela é uma combinação sempre muito perfeita e saborosa e seu bundt ficou tão fofo e lindo!! E que legal fazer um bolo com maçãs colhidas no próprio quintal, arrasou !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Oh Sandrinha, então porque é que este bundt maravilhoso, nao é a tua participaçao??
    Tem algum defeito ou quê? Ai que afinal esta moda pegou e aqui está a prova nao é??
    A prova é que eu nao tenho, a nao ser que me renda a este bundt que grita, Mena come-me!!!
    E sim, no Outono nao ha melhor para aconchegar a alma, que uma bela fatia de bundt!! E nao fosse ele de canela e maça!! Ainda és pior do que eu!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar