Crinkles de Beterraba

Bolachas de beterraba? 
Foi esta a pergunta que me fizeram quando dei a provar estas crinkles, em casa já todos conhecem bolos e muffins com este legume mas os de fora torceram o nariz, mas a culpa foi toda minha apenas deveria ter revelado o nome depois de provarem, sim porque a cor podia ter sido feita com corante. 

A Manuela do cravo e canela veio com mais uma edição do vamos fazer bolachas, agora com novas regras, passem pelo blogue que já ficam a par de tudo, uma delas é a obrigatoriedade de fazer o tipo de bolacha do tema, e desta vez eram as crinkles, que bom há muito que queria fazer de limão, mas para meu espanto e parece que para o da Lia também, quase todas as receitas eram com preparados de bolos, oh não gosto :(

Depois de procurar receitas decidi-me por esta, e se para mim não são as melhores de todo para alguns são simplesmente boas, claro que gostos não se discutem, e se há algo que gostei nelas foi a textura tão fofa.

Em relação aos ingredientes troquei o óleo de coco por iogurte grego pois o meu boião está mesmo no fim, e a minha massa ficou quase 3 dias no frigorífico, falta de tempo, para moldar as crinkles passei as mãos por óleo. 



Crinkles de Beterraba 
receita retirada do alimentageuse

  • 3/4 chávena de chá de puré de beterraba 
  • 1/4 chávena de chá  de cacau 
  • 3/4 chávena de chá de iogurte grego
  • 2 chávenas de chá de farinha 
  • 1 chávena de chá de farinha integral 
  • 1 1/4 de chávena de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha 
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • açúcar em pó q.b.

Forrar dois tabuleiros de forno com papel vegetal, reservar. 

Bater com a batedeira o puré de beterraba e o iogurte até estar tudo misturado.

Acrescentar o açúcar, o vinagre e o extracto de baunilha, mexer até estar bem incorporado. 

Peneirar para outra tigela as farinhas, o sal, o fermento e o cacau, envolver muito bem com uma vara de arames, adicionar à mistura de beterraba em três vezes, sendo que as duas primeiras deverá usar a espátula e na última as mãos. 

Cobrir a tigela e levar ao frigorífico cerca de duas horas.

Ligar o forno a 170ºC

Formar bolas com a massa e envolver muito bem no açúcar em pó. 

Colocar as bolas formadas nos tabuleiros e levar ao forno cerca de 10 minutos. 

Descolar as crinkles do tabuleiro com ajuda de uma espátula e deixar arrefecer sobre a rede de cozinha. 

Bom Apetite...




45 comentários:

  1. Acho que foram as mais lindas que vi.
    E imagino que sejam uma delicia e eu já levava algumas...
    Uso muito a beterraba em saladas e fico-me por ai mas confesso que tenho muita vontade de a usar em bolos.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Tão convidativas. Olha que rica sugestão - tenho de experimentar. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Para além das bolachas estarem com um aspeto irresistível, tenho de dizer outra vez que as fotos do blogue estão cada vez melhores!! :)

    ResponderEliminar
  4. Estão maravilhosas! Faço muitas vezes bolachas de beterraba (geralmente ralada) e ficam uma delícia. Se juntarmos chocolate, fica uma espécie de red velvet. As tuas estão com uma cor perfeita. Muito obrigada pela participação. Bjnhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Sandrinha! Este desafio está me ensinando muitas coisas, já vi essas bolachinhas maravilhosas de vários jeitos e cores. De beterraba para mim foi uma surpresa, pois ficaram lindíssimas. Gosto muito dessas crinkles, pelo sabor e pela beleza que ficam, adorei as suas, é mesmo uma linda apresentação e participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra: se não tens dito nada, elas passavam lindamente por bolachinhas com corante. Que cor tão bonita e vibrante!! Com beterraba nunca tinha visto. Parecem mesmo fofinhas e saborosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Sandra andamos no mesmo cumprimento de onda ;) No fim de semana também fiz crinckes de beterraba e com inspiração no mesmo site com algumas alterações. Ficaram boas e tão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que bonitas! Ficam com uma cor muito gira :)

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha, tão lindas!!! A ver se me estreio nas crinkles ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que cor formidável! Adoro beterraba, mas nunca fiz doces com ela, vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  11. Eu não gosto de beterraba, no entanto nunca a provei sem ser apenas cozida!
    A verdade é que dá uma cor maravilhosa às coisas e provavelmente fica com um sabor mais discreto!
    Eu gostava mesmo de provar, estão apetitosas e bonitas :)

    ResponderEliminar
  12. Oh Sandra, adorei!
    Adoro a cor das tuas crinkles :) perfeito.
    Eu só fiz com cacau e chocolate, mas ando com vontade de fazer de limão fresquinhas e de alfarroba.
    Mas depois de ver as tuas, fiquei ainda com mais vontade de as fazer, adoro beterraba.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. estao mesmo mt bonitas e como adoro beterraba ia adorar comer humm bjs bs

    ResponderEliminar
  14. Oh que lindas crinkles!! E tão diferentes com beterraba :)
    Nunca tinha visto bolachas com beterraba, que engraçado! Adorei a receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Eu não sou muito de bolachas, e nunca comi de beterraba, mas digo-te que estas tuas estão lindas, lindas!! E as fotos estão fabulosas, parabéns, Sandra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Boa noite!
    Estou completamente apaixonada por essas bolachas e levarei essa receita comigo!
    A cor é muito linda!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  17. Sandra minha querida,
    criatividade e bom gosto total, as fotos estão perfeitas!
    Amei a receita, além de criativa ficou nutritiva, não dá pra torcer
    o nariz e sim encher a boca de água....hummmmmmmmmmmm!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderEliminar
  18. Querida Sandra,

    Adoro beterraba, contrariamente à filhota que não pode nem vê-la ! :( :(
    Já viste ? Estou tramada com ela, a esquisita ! :) :)
    Adorei as tuas crinkles, ficaram com uma cor muito sedutora e belíssima, além do que também as fotos estão perfeitas ! :)
    Já fico daqui a imaginar o sabor delicioso e a textura fofinha !

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Olá Sandra,
    Essas crinkles devem ser deliciosas. Eu adoro beterraba, já experimentei em bolos (o de chocolate e betterraba é o meu preferido) e a textura e sabor são divinos. Pela descrição que fazes só podem ter ficado mesmo deliciosas. Quem me dera poder provar. Qualquer dia experimento esta receita. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Ciao, che foto bellissime, mi piacciono le barbabietole, ma mai pensato di farne dolci.......visto il meraviglioso risultato bisogna provare!!!
    Grazie della visita, a presto

    ResponderEliminar
  21. Já sei que iria gostar dessas bolachas. Gosto de tudo com beterraba.
    E da cor da beterraba.

    ResponderEliminar
  22. Querida Sandrinha, obrigada pelos votos de Feliz Páscoa, desejo o mesmo pra vc e seus familiares. Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  23. Oi Sandra,
    vim retribuir a visita e fiquei encantada com estas bolachas de beterraba, lindas fotos!
    Obrigada pela visita, seja muito bem vinda ao blog!
    Feliz Páscoa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Espectaculaaaaaares no lo siguiente me encanta como te han quedado y seguro que estarian de muerte relenta.
    Bicos mil y feliz finde wapa.

    ResponderEliminar
  25. Sandrinha querida,
    Feliz Páscoa pra vc e sua família!
    Que Jesus esteja sempre em seu lar!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  26. Mi querida amiga, que maravilla, te han quedado con un color espectacular, y seguro que deliciosas. Mil besicos tesoro

    ResponderEliminar
  27. Eu já fiz de limão! Adorei!
    É das primeiras receitas que tenho no blogue, nem lhes chamei de crinkles!
    Mas adoro a textura das bolachas!
    São perfeitas! Difícil é parar de as comer!
    Adorei com a beterraba :)
    Além da cor fantástica devem ser tão saborosas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Que aspecto delicioso!!
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  29. Uau, Sandra. Que lindas!
    E as fotos? Tão bonitas!!!
    Adorei a ideia! Parabéns.
    Beijinho e uma Páscoa doce e feliz!

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. As fotos estão maravilhosas.
    Feliz Páscoa!
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Acabo de conocer tu blog. Es precioso, tienes recetas buenísimas y fotos increíbles.
    Me quedo por aquí a seguirte
    saboreando-delicias.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  32. Olá Sandra
    Não faço ideia se iria gostar do sabor... mas adorei o aspecto!
    Para mim, de todas as crinkles que tenho visto por aí, estas são sem dúvida as mais bonitas :)
    Bjos e espero que tenhas tido uma excelente Páscoa!

    ResponderEliminar
  33. Adorei a cor com que ficaram e vou levar uma ok?
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Ficaram tão lindas e tão delicadas...só pela cor maravilhosa apetece comer sei lá quantas!
    Fiquei cheia de vontade de fazer a tua experiência :D

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  35. Que preciosidad y que color más bonito, me encantan. Las fotos son una preciosidad
    Un beso

    ResponderEliminar
  36. Que bonitas quedan con la remolacha y que color mas chulo, tienen que estar tambien deliciosas!!!!
    Beijos!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Eu nunca experimentei a fazer bolos ou bolachas com beterraba, mas ando curiosa com o resultado. Ao que parece o resultado deve ser muito bom! Apresentação linda!
    Também vou experimentar a fazer crinckles!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Que engraçadas que ficaram ! eu nunca cozinhei bolos ou bolachas com beterraba, mas estou cada vez mais tentada ! beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Querida Sandra,
    Olha que estão bem lindas as tuas crinkles e a cor é fabulosa mesmo.
    Eu também detesto preparados para bolos e se podemos fazer tudo natural, para quê estar a usar coisas artificiais, certo?
    Um beijinho muito grande minha querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  40. Minha amiga, que espetáculo de biscoitos, amei!! Eu adoro beterraba e achei a receita super original, a cor é magnífica e o sabor deve ser maravilhoso!! As fotos ficaram lindas demais!! Um beijo grande e muito obrigada pelo seu carinho!!

    ResponderEliminar
  41. Uau! Que interessante! Nunca tinha visto bolacha de beterraba.
    A cor é linda e a fotografia ficou demais.
    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  42. Una receta interesante y una preciosa presentación.
    Saludos
    Blanca de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar