Bolo de Laranja


Fazer um bolo é um ritual, é uma descoberta de sabores e aromas, uma experiência capaz de nos deixar felizes e orgulhosos.

Vou gostar sempre deste ritual, de experimentar novas receitas, de usar novos ingredientes, de olhar pelo vidro do forno e ver como cresce, retirar e deixar que fique morno para depois cortar a primeira fatia...

Por mais vontade e necessidade que tenha em cozinhar fazer um bolo será sempre o que mais vou gostar.


Andava já há alguns dias com vontade de fazer um bolo de laranja, queria um simples, com os ingredientes de sempre, manteiga, farinha, açúcar e pouco mais, um bolo que me transportasse para as minhas primeiras experiências na cozinha. 

Essas memórias ainda hoje estão presentes em muitas conversas, sempre que faço um bolo com coco ralado lá me perguntam se vou voltar ao tempo antigo, isto porque os meus primeiros bolos e durante muito tempo levavam este ingrediente, mesmo que a receita não pedisse eu fazia questão de colocar nem que fosse a decorar.

Ainda hoje não sei o motivo para ter gostado tanto de coco ralado, mas sei que me trouxe momentos muito doces e hoje sempre que vem à conversa consegue fazer me sorrir

Não vos trago um bolo de coco ralado, mas sim um dos meus melhores bolos de laranja.

Quando o tirei do forno o cheiro era tão guloso que disse logo que este seria muito bom, e não me enganei, consegui sentir o aroma da laranja com a baunilha e a doçura de um bolo amanteigado.

Agora que os dias estão de chuva e as laranjas existem em abundância, liguem o forno e experimentem esta receita, uma chávena de cevada bem quente é uma óptima companhia...


Bolo de Laranja
receita retirada do livro Bon Appetit Desserts de Barbara Fairchild

  • 3 chávenas de chá de farinha 
  • 375 gramas de açúcar 
  • 4 ovos médios 
  • 180 gramas de manteiga à temperatura ambiente 
  • 1 colher de café de sal fino
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha 
  • 2/3 chávena de chá de buttermilk (colocar o leite na chávena e adicionar uma colher de chá de sumo de limão, deixar repousar 15 minutos)
  • raspa e sumo de uma laranja grande 

Calda 
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 chávena de chá de sumo de laranja 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Barrar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma.

Peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal para uma tigela, misturar com uma vara de arames, reservar. 

Bater com a batedeira eléctrica o açúcar com a raspa da laranja até estar tudo bem incorporado.  

Adicionar o extracto da baunilha e a manteiga, continuar a bater até a manteiga estar incorporada, ir raspando a massa que fica na tigela.  

Juntar os ovos um a um batendo muito bem entre cada adição e depois o sumo de laranja.  

Com a batedeira ligada em velocidade baixa acrescentar a mistura da farinha e por último o buttermilk. 

Despejar a massa do bolo na forma preparada e levar ao forno durante 50 minutos. 

Colocar todos os ingredientes num tacho pequeno e levar ao lume durante até  a manteiga estar derretida e  o açúcar dissolvido. 

Retirar o bolo do forno e colocar sobre uma rede de cozinha, picar com um garfo e despejar 3 colheres da calda morna sobre o mesmo, aguardar 10 minutos para arrefecer e depois desenformar sobre a rede de cozinha, verter a restante calda.  

Deixar arrefecer totalmente.

Polvilhar com açúcar em pó.

Bom Apetite...

9 comentários:

  1. Que bolo maravilhoso e imagino o cheirinho que ficou na tua cozinha,...
    Feliz Dia da Mulher,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Um bolo de laranja, ainda por cima amanteigado, o que mais se pode querer! Eu acho perfeito! Embora eu goste de cozinhar salgados, os doces são sempre aquilo que me dá mais gosto fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto e adorei o formato.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/tarte-de-carne-picada-e-cenoura.html

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolinhos de laranja e o perfume que deixam em casa!
    Como dizes, é um ritual fazer um bolo! Um ritual dos bons!
    Não duvido que esse seja dos melhores, está com uma cor linda e parece bem fofo!
    Adorei querida.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolinho de laranja!! E adoro essa forma, é das minhas preferidas.
    Estou como tu, adoro o ritual de um bolo, e se for uma receita à moda antiga ainda melhor. Estas semanas tenho feito o bolo de coco da minha avó, que começou por não ser de coco, mas lá começamos com o uso do coco e não é que até hoje é dos melhores bolinhos? :)
    Está tão fofinho o teu! Fazes a cevada e vou já ter contigo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar