Mousse de Romã


Uma mousse em pleno Outono pode parecer estranho, e embora o calendário seja exacto em dizer-me a altura do ano em que estamos, eu sinto que estamos a terminar o Verão.  

Sinto falta da chuva, dos dias frios de manhã até à noite, tenho saudades de chegar a casa e encontrar o fogão a lenha aceso, abrir a porta do forno e meter lá as mãos!

Bem sei que quando a chuva chegar eu vou reclamar, mas a idade, a sabedoria dos mais velhos e os tristes acontecimentos que por cá existiram fazem com que cada vez mais aceite que tudo é  necessário e nos seus precisos momentos e a chuva, essa já devia de cá estar. 




Mas mesmo sem chuva há sinais que o Outono está por cá, e as romãs são um desses sinais.

Estas romãs que vêm nas fotos saíram da nossa árvore, foi tão simpática que nos presenteou com 7 maravilhosas romãs, a sorte é que apenas existe um apreciador desta fruta ao natural, eu!!

Gosto tanto destas pintas vermelhas envolvidas em iogurte, em sumo e claro está nesta mousse que foi muito bem aceite, mesmo para os não apreciadores.

Apenas fiquei desiludida com a cor, olhei para a receita do livro e esta era rosa e a minha branca, paciência, ficou super gulosa e sente-se o sabor destas minhas romãs azedas, no topo coloquei mais uns bagos mas podem optar por um chocolate branco ralado se eventualmente não forem apreciadores.


Mousse de Romã
receita retirada do livro Receitas perfeitas para ser mais feliz, do Lidl

  • 4 romãs
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 iogurtes naturais gregos
  • 5 folhas de gelatina 
  • 2 pacotes de natas
  • bagos de romã

Descascar as romãs, retirar os bagos, colocar na liquidificadora e bater até que fiquem bem desfeitos. 

Passar os bagos por um coador de rede fina de forma a obter a maior quantidade de sumo, reservar.  

Bater as natas muito bem até ficarem espessas, reservar no frigorífico.

Colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria cerca de 5 minutos, após esse período escorrer as folhas e levar a derreter em banho maria. 

Numa tigela misturar o leite condensado, os iogurtes e o sumo obtido das romãs.  

Acrescentar à mistura anterior a gelatina derretida e misturar novamente. 

Com ajuda de uma espátula envolver delicadamente as natas.  

Distribuir o preparado pelas taças e levar ao frigorífico até solidificar.

Na hora de servir colocar os bagos de romã no topo da mousse.

Bom Apetite... 

8 comentários:

  1. É uma sobremesa com um ar angelical! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que não gosto de mousse...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Que linda. Está tão fofinha! 😊
    É verdade o tempo está mesmo estranho.
    Deve ser uma maravilha fazer receitas com as nossas próprias colheitas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hummm, adoro romã mas nunca pensei em fazer mousse.
    Belissíma ideia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/na-cozinha-com-5-meninas-5-sabores-e.html

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Sandra,
    percebo que gostasses que a mousse tivesse ficado com uma cor mais rosa, mas confesso que a sua cor alva a contrastar com a cor vermelha intensa dos bagos da romã fica lindo! E como o sabor da romã está lá, para mim fica perfeito :)
    Obrigado pela participação :)
    Beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
  6. Sei de uma pessoa nesta casa que ia adorar este docinho!!
    É tão verdade e estranho este calor a entrar em Novembro.
    Já se fala em natal, quando durante o dia uso sandálias e manga curta, tão estranho e assustador ao mesmo tempo. As minhas mãos agradecem por causa das frieiras, mas já tenho saudades de um Outono a sério.
    Enquanto ele não vem, comemos mais uma sobremesa fresquinha!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida,
    que copinhos tão bonitos :) Está perfeita...
    Adoro os ingredientes, adoro o topo com uns bagos de romã e tenho a certeza que a mousse tem um sabor tão bom!
    Continuam a saber bem sobremesas destas, frescas... mas parece que esta semana já chega o Outono.
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandra,
    Parabéns pela bela participação neste desafio da Marta.
    A mousse deve ser deliciosa e com o contraste dos bagos de romã ficou perfeita.
    Beijinho

    ResponderEliminar