Mil Folhas


Terminaram as férias, os lanches demorados nas esplanadas, a euforia de mês de Agosto que passou tão rápido mas que foi tão bom.  
Confesso que já ando a pensar nas férias de 2018!!!
Voltámos à rotina, o que mais me custa não é ter que ir trabalhar, mas sim saber que em breve vem a chuva, o frio e os dias pequenitos, e este último é o pior...


Setembro é um mês de mudança, por cá já se deixou de usar sandálias à noite, tem sido tanto frio que um cobertor bem felpudo já habita na cama, já usei a minha écharpe nova nas noites de esplanada.
Olho para o quintal coberto de abóboras e chilas e prevejo o Outono a chegar e ontem comi o primeiro dióspiro soube-me tão bem, fez-me recordar os meus lanches de criança, um dióspiro no meio do pão com nozes pelo meio, uma mistura agora duvidosa é verdade mas que me fez muito feliz.  
Regresso sempre em Setembro aqui, e desta vez com uma receita para um dos meus desafios de eleição Sweet World, quando vi a escolha a minha vontade era fazer a massa folhada, mas o tempo e alguma malandrice de Verão instalou-se em mim e a solução foi trazer um rolinho dela do supermercado.
SusanaLia aqui está o meu mil folhas à espera de um chá...


Mil Folhas 

  • 1 placa de massa folhada 
  • manteiga q.b.

Creme Pasteleiro
  • 1 chávena de chá de leite gordo  
  • 50 gramas de açúcar 
  • 2 gemas 
  • 3 colheres de sopa de amido de milho (Maizena) 
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha 
  • 1 colher de sopa de manteiga 

Preparar o creme com antecedência. 
Num tacho pequeno colocar o leite juntamente com a baunilha, levar ao lume até ferver, retirar e deixar amornar. 

Numa tigela pequena bater com a vara de arames o açúcar com as gemas,  acrescentar o amido de milho e voltar a bater. 

Juntar metade do leite com a baunilha no creme anterior e bater muito bem, juntar o restante leite e bater muito bem até estar tudo uniforme. 

Verter a mistura para o tacho do leite e levar a lume brando até engrossar tendo o cuidado de ir mexendo. 

Retirar e juntar a manteiga mexendo até esta estar completamente incorporada no creme. 

Colocar a mistura numa tigela e cobrir com película aderente, sendo que esta deve ficar colada ao creme,  deixar arrefecer e depois reservar no frio.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 

Barrar com manteiga um tabuleiro grande.  

Desenrolar a placa de massa folhada e cortar rectângulos de tamanho iguais devendo os mesmos serem em número par, com um garfo picar a massa.

Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno até estarem estaladiços e altos. 

Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer.

Depois de frios cortar os rectângulos de massa ao meio. 

Deitar o creme num saco de pasteleiro munido de uma boquilha frisada e rechear uma rectângulo de massa, cobrir com outro rectângulo e voltar a dispor o creme, terminar colocando outra placa de massa e polvilhar com açúcar em pó. 

Servir ou guardar no frio.  

Bom Apetite...


6 comentários:

  1. Muito bom aspecto...
    aparece no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com
    Bjinhos...

    ResponderEliminar
  2. um mil folhas, simples e super delicioso, basta massa folhada e creme de pasteleiro e temos algo que nos alegra e bastante, ficaram muito bem com um aspeto delicioso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Ai, Sandrinha esse mil folhas vinha mesmo a calhar.
    E eu também já estou cheia de saudades do verão!!!

    ResponderEliminar
  4. Que fotos tão lindas e mimosas! Fazem-me suspirar por um folhado desses! Dantes não gostava particularmente de massa folhada! Comia, era bom, mas não era nada que me enchesse as medidas! Só que algum tempo depois de ter começado a minha dieta, um dia subitamente apeteceu-me uma almofada! E enquanto não comi não passou a vontade! Depois de finalmente comer a dita almofada acho que fiquei fã de mil folhas! Não é um doce prático de comer, mas é tão bom! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Sandra,
    Bem te entendo, pois eu depois das férias de Verão custa-me sempre muito voltar à rotina.
    Confesso que ainda não consegui totalmente...
    Não te preocupes que não faltarão oportunidades para fazeres massa folhada, pois não ficaremos por aqui no que ao tema toca... :))).
    ADORO os teus mil folhas. Estão lindos, perfeitos e até dão água na boca.
    Obrigada pelo esforço e por tornares o nosso SW mais lindo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar