Feliz 2018!!
A todos que por cá passam um 2018 muito docinho, que seja um ano com muita saúde e alegria, aproveitem a vida ao máximo, sejam e façam os outros felizes e liguem o forno todas as vezes que conseguirem para fazer um bolinho...
Entrei o ano com uma constipação, certamente muitos de vós também, mas a minha já foi, e embora tenha alguns sinais dela a verdade é que não a quero ver nos próximos anos!!
Nestes dias passados em casa enchi-me de livros, organizei as estantes e coloquei os livros por tamanhos e autores na esperança que assim seja mais fácil de os encontrar, tirei os post-it a muitos e tenho vindo anotar num bloco as receitas que quero testar, assim é só abrir o bloco ver a página e o título e lá vou eu procurar.
Gosto de trocar livros sejam eles de receitas ou não, adoro ir às feiras de antiguidades e trazer comigo revistas antigas do Chef. Silva, e muitas vezes nem é pelas receitas doces que as trago, é sim pelos pratos salgados típicos portugueses, é dele a melhor receita de carne de porco à portuguesa que alguma vez comi, ou os peixinhos da horta que ficam tão fofos, verdadeiros tesouros.
Começo o ano com duas receitas numa só publicação.
Uma receita de umas papas maravilhosas criadas com o objectivo de encontrar alguns pequenos-almoços diferentes e que goste, é que há tempos experimentei fazer creme de cereais e a experiência correu tão mal que já ia com as expectativas tão em baixo em relação a esta receita, mas para minha alegria adorei.
Têm também um batido de laranja para os vossos lanches feitos em casa, tenho abusado dele nestes dias que passei em casa, é uma forma saudável de escoar as laranjas e tangerinas que existem com fartura nesta altura do ano.
Laranjas é o ingrediente escolhido para mais um desafio da querida Marta e eu não podia deixar de participar.
Podem dobrar a receita das papas e guardar no frigorífico e ir aquecendo com um pouco de bebida vegetal, podem ainda usar limão em vez da laranja e até mesmo variar a fruta que colocam para servir, se forem gulosos, quando servirem as papas juntem uma colher de sopa de compota, fica tão bom.
Papas de Millet
receita adaptada do o livro de cozinha da Marta de Marta Varatojo
- 1 chávena de café de millet
- 6 chávenas de café bem cheias de água
- 1 maçã pequena em cubos
- 1 colher de chá de mel
- 1 pau de canela
- 2 estrelas de anis
- casca de uma laranja pequena
- cubos de laranja para servir
- amêndoa para servir
Lavar o millet em água fria.
Numa tacho pequeno, juntar o millet, a água, a maçã, a canela, o anis e a casca de laranja, levar ao lume e deixar ferver.
Cozinhar o millet durante 20 minutos em lume baixo, até absorver toda a água.
Retirar a casca de laranja, a canela, o anis e juntar o mel, passar com a varinha mágica até obter uma papa cremosa.
Distribuir por taças e dispor a laranja e a amêndoa por cima.
Batido de Laranja
receita retirada do livro Receitas com Paixão de Marcia Gonçalves
- 1 laranja ou 2 tangerinas
- 1/2 banana madura
- 1 iogurte de soja
- 1/2 chávena de chá de água de coco
- 1/4 de colher de chá de açafrão-das-índias (curcuma)
- 1/4 de colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 de colher de chá de canela
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e triturar até obter um batido cremoso.
Bom Apetite...
Feliz 2018 Sandra! Essas papas estão muito mais giras nas tuas fotos do que no livro 😍...ainda bem que destas gostaste, mas desistas já das outras 😘
ResponderEliminarNão desistas das outras...era o que queria dizer😅
EliminarBom ano minha loira!!
ResponderEliminarQue seja um ano bom, e cheio de saúde.
E saudável, com papinhas destas. Adoro o livro da Marta, e tal como tu e bem sabes, adoro livros de culinária e não consigo resistir a mais uma novidade hehe. Acabei de ver um para ti :)
Que venha daí um ano bom, com muitos encontros!
Que lindas. Osolhos também comem, é a realidade! devem ser uma delícia, vou experimentar :-)
ResponderEliminarBeijinho!
Catarina