Era uma sexta-feira de Verão estava de férias, esperava que chegasses rapidamente, esperava por ti e pelas pastas de chocolate de sabores que nos trazias, esperava por um bolo que chamávamos caracóis recheado e coberto com frutas cristalizadas, era dos bolos que menos gostava mas dado por ti tornava-se o melhor de todos.
Neste dia da semana ias para o mercado vender, todos te diziam para não ires, todos diziam que não precisavas que já não tinhas idade para isso, mas todos sabiam que precisavas de ocupar os teus dias, que sempre foste uma mulher de trabalho e que tinhas que ir nem que fosse para conversar, e não tenho duvidas que foi por esta ocupação e muitas outras que estiveste aqui até aos 89 anos.
Perguntava vezes sem conta..."avó já chegou?...?e quando chegavas ia directa ter contigo, queria o meu bolo, as minhas pastas de chocolate, queria saber como tinha sido no mercado, queria olhar para as cestas e não ver nenhum legume e para minha felicidade vinham sempre vazios.
Mal chegaste foste fazer um arroz de bacalhau, um dos alimentos que mais comias, não podias ver carne do talho, leite ou iogurtes acho que nunca comeste um iogurte, mas gostavas de chocolate e de bolos ensacados que compravas todos os sábados de manhã.
Depois do teu almoço tinhas sempre que fazer e nesta sexta mais ainda, tinhas que preparar tudo para ires vender para Seixas, e aí ficavas dois dias a vender os teus alhos que os arranjavas de forma tão elegante e perfeita, nestas tardes também te ajudava, não que a ajuda fosse muita mas sempre contavas histórias do passado, contavas como foi o 25 de Abril, como tinha sido a tua juventude, dizias ladainhas que ainda hoje me arrependo de não as ter aponte.
Preparavas tudo ao pormenor, irias sair bem cedo, pedias o que tinha que fazer ou aonde ir, prometias trazer pipocas de cores, doces de festa e mais umas pastas de chocolate, como gostava de te ouvir dizer pipocas, e gostava pois dizias "pinocas", dizias "sucre" em vez de açúcar, e para ti o bacalhau foi sempre "bacalheu", nunca foste para fora de Portugal e com o tempo fui sabendo que a culpada deste teu dialeto era a vizinha Galiza.
Hoje iria dormir contigo, sei que embora fosses cedo para o quarto adormecias bem tarde, e eu não me importava assim sempre podia conversar contigo, se fosse Inverno enroscava-me em ti, e logo dirias para não o fazer, que tinha que me esticar que era para o sangue girar e ainda hoje penso nestas palavras no Inverno a falta que fazes.
Saíste bem cedo de casa para ires embora, era todos os anos assim, todos os anos ficávamos à tua espera até chegares, não importava a hora, importava saber que vinhas bem, que tinhas vendido tudo e que não te tinhas esquecido de tudo que prometeste:)
Vestias sempre negro, nunca te vi com roupa de cor, eras frágil muito frágil à mínima queda lá tinhas que ir ao hospital, nunca entendi como eras tão magra e comias tanto, lá diz o povo que não somos todos iguais mas essa característica gostava de a ter herdado, mas mesmo assim agradeço-te tudo que me ensinaste, tudo que me dizias em relação à vida, ainda hoje me orgulho de quando dizias que nunca foi preciso levantar uma mão a nenhum dos teus netos mas que também nunca te faltaram ao respeito, e esse respeito foste tu a culpada.
Daria tudo o que tenho para este jantar ser uma realidade, mas como não é possível vou-me ficar pelas memórias, pela imaginação, pelo toque em objectos que em tempos foram teus e que hoje os guardo como um tesouro, fico-me pelas lágrimas e pela imensa saudade...
Foi talvez a segunda vez que fiz arroz de bacalhau, a primeira já devia ter acontecido há muitos anos, foi feito com azeite tal como fazia a minha avó Olívia fazia, fiquei muito feliz pois estava delicioso, não usei qualquer receita mas anotei as quantidades de ingredientes para colocar no post.
Com esta receita participo no desafio Convidei para Jantar que desta vez é recebido pelo blog paodecereais, esta é uma iniciativa criada pelo blog anasbageri.
Arroz de Bacalhau
- 130 gramas de bacalhau desfiado já demolhado
- 2 dentes de alhos picados
- 1 cebola pequena picada
- 2 tomates pequenos maduros
- 4 copos de água
- 1 copo de arroz
- azeite q.b.
- sal q.b
Colocar a cebola, o alho e o azeite numa panela, levar ao lume até alourar.
Juntar os tomates, mexer até estarem desfeitos.
Acrescentar o bacalhau desfiado, envolver muito bem nos restantes ingredientes.
Juntar os copos de água e o sal.
Deixar ferver.
Juntar o arroz e mexer.
Deixar cozer.
Depois de cozido servir imediatamente.
Bom Apetite...
Sandrita que linda era a tua avó!! :) Fez me lembrar a minha! Que ainda vive e está aí para o Norte. Ela quando vinha por casa, havia sempre uma coisa que so ela sabia fazer e que me sabia de maravilha! A minha mãe também o fazia mas nao era a mesma coisa!!
ResponderEliminarTal qual como o teu arroz!! Certamente por o teres feito para ela, te soube igualzinho??
Somos feitos de recordações e bons sentimentos!! :)
Um beijinho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSandra,
ResponderEliminarEu sabia que os avós iam ser os convidados estrela desta edição e a tua participação é por demais emocionante - tantas recordações, tantos exemplos, tantos mimos escondidos! E a receita não podia ser mais do Norte e mais de acordo com os tempos de austeridade que vivemos e, claro, estar de acordo com o livro de estilo do paodecereais!
Obrigada pela participação maravilhosa e continua a visitar-nos que serás bem vinda!
Beijos,
Olá Sandra, que texto maravilhoso, que memórias lindas tens da tua avó! essas memórias são uma preciosidade e honrá-las como tu fazes, é uma riqueza.
ResponderEliminarEsse arroz de bacalhau, de tão simples, deve ser um manjar dos Deuses! A tua avó, onde estiver, está de certeza orgulhosa de ti.
Um beijo grande.
Olá Sandra,
ResponderEliminaras avós são sempre uma referência da nossa infância e as recordações serão sempre um tesouro guardado, que depois passam pelas gerações através de belíssimos textos como este.
Um dia, quando for avó, gostaria de deixar legados como estes aos meus netos :)
O arroz de bacalhau é magnífico e uma refeição que faria qualquer avó feliz.
Bjns
Isabel
Que bom aspecto, e que homenagem tão bonita à tua avó :)
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de Domingo :D
Por coincidência, Sandra, comi hoje risoto de camarão.
ResponderEliminarNão gosto de bacalhau.
Meu risoto já estava pronto alguns dias.
Não costumo fazer arroz de bacalhau, mas adorei o aspecto! Ficou tão malandrinho :)
ResponderEliminarO texto é uma linda homenagem à tua avó :)
Beijinhos*
Sandra adorei o teu post, uma linda homenagem á tua avo ,eu infelizmente não conheci as minhas pois quando vim de Angola elas já tinham falecido.
ResponderEliminarGosto muito de arroz de bacalhau e gostei muito do teu.
Servido nesses pratos ficou perfeito.
Bj
Que delícia de arroz ai que vontade de comer um pratinho
ResponderEliminarbeijos
adoro arroz de bacalhau o teu ele esta tao bom aspceto tb gostei mt do teu serviço de louça tb tenho um bjs bd
ResponderEliminarOlá minha querida!
ResponderEliminarLinda postagem, cheia de saudades e carinho!
Muitas avós são magras, me lembrei da minha biza que
era super magra e comia bastante tbm, rsrs.
Parabéns pela receita e participação!
Bjs, ótima semana ♥
Que lindo, Sandra! Adorei o teu texto e a homenagem à tua avó, deixaste-me comovida.
ResponderEliminarBeijinhos
Uma linda homenagem a uma grande mulher como todas as avós que nos inspiram e encheram de amor e carinho a nossa infância. Deliciosa, nutritiva e saudável receita para uma convidada excepcional.
ResponderEliminarBjnhos e uma semana fabulosa.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Olá, Sandra, que linda homenagem à sua avó! E como deve estar gostoso este arroz de bacalhau, gostei das lindas fotos!
ResponderEliminarBjos
Sandra excelente... a tua historia me trouxe de novo a minha avó, ja nao esta fisicamente comigo, mas esta sempre junto de mim... fiquei super emocionada pela homenagem que lhe fizeste!!!
ResponderEliminarEsse arroz de bacalhau, hummmm que delicia, gosto imenso e faz tanto tempo que eu nao faço la em casa!!!!
De novo no ativo, depois de tanto tempo afastada dos vossos cantinhos e do meu, como é bom voltar... muito bom mesmo!!!
Beijocas
MArgarida
Que linda homenagem!
ResponderEliminarO arroz ficou fantástico
O texto está lindo e é, sem dúvida, uma bela homenagem à tua avó.
ResponderEliminarO teu arroz de bacalhau tem muito bom aspecto!
bjs e boa semana
Olá Sandra:)
ResponderEliminarMesmo sem conhecer adorei a tua avó, vê-se que era uma grande mulher:)
Adoro arroz de bacalhau e o teu ficou mesmo como eu gosto.
Boa semana!
Beijinhos
Ai Sandra, que até tive de ler o teu post abreviado, não porque não tenha gostado, mas porque também tenho memórias boas, mas dolorosas, de quem não volta...
ResponderEliminarBelíssimo e suculento arroz de bacalhau!!!
Beijinhos, boa semana
Adoro bacalhau, o arroz está divinal
ResponderEliminarBeijinhos e uma boa semana
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt
Faz um tempão que não faço... gostei da lembrança :)
ResponderEliminarBjks
Já não como à bastante tempo e gosto imenso :)
ResponderEliminarBjs
olá, arroz de bacalhau da avó não há igual :)
ResponderEliminarPartilho do mesmo, ou o arroz de frango... nunca mais comi igual, não tem o mesmo sabor :)
Beijinho
Que bom aspecto tem este arroz... ficou mesmo apetitoso! Gostei!
ResponderEliminarBjs
Sandra querida,
ResponderEliminarA Avó Olivia está certamente com uma lagriminha no canto do seu olhito, enquanto olha orgulhosa a sua neta tão querida ! :)
Esta foi, sem qualquer sombra de dúvida, uma belíssima homenagem publica que lhe fizeste e ela, esteja onde estiver, sorriu !
Sorriu com tudo o que recordas a seu respeito e estará feliz por saber que nada tu esqueceste a não ser as tais ladainhas ! :)
O arroz de bacalhau era um prato que a Mãe também me fazia, aprendi a gostar ao longo do tempo e hoje adoro !
O teu está tão convidativo de facto... aspecto delicioso !
Parabéns por esta tua participação ! :)
Beijinho grande querida*
Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt
Que lindo seu texto Sandra,.
ResponderEliminarUma linda homenagem a tua avó Olívia, que como toda avó deixa muita saudade e tem um lugar muito especial em nossa vida.
As lembranças de carinho são as que nos consolam.
O arroz ficou maravilhoso, ela ficaria orgulhosa desta neta tão prendada.
Nunca fiz, espero experimentar em breve.
Um beijo
Sandra,
ResponderEliminarA tua historia e lindíssima e acho que a tua avo estaria muito orgulhosa de ti. E giro como associamos comida as pessoas do nosso passado que nos são queridas. Também nunca gostei dos caracóis com as frutas cristalizadas, mas a minha avo geralmente trazia-me as almofadas (que ainda hoje adoro, mas que já não sabem ao mesmo). Amei a receita, pois da para ver que e uma receita antiga e carregada de bons sabores e recordações.
Beijinhos
Sandra,
ResponderEliminarMas que homenagem linda! Os avós são mesmo muito especiais e capazes de despertar o melhor de nós. Parabéns pelo relato e um beijinho!
Cristiana
http://macaassada.blogspot.com/
Sandra, sem dúvida uma bela homenagem, que estás a fazer neste post à tua avó,.....adoro arroz de bacalhau, a minha mãe fazia muitas vezes quando eu era pequena,....
ResponderEliminarEm relação ao meu passatempo, poderás participar até ao final do mês,....
Beijinhos,....
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html