Panquecas de Aveia

Não tenho dúvidas que a minha refeição predilecta é o pequeno-almoço, depois dessa vem o lanche.
Já experimentei várias sugestões, papas de aveia, tapioca, cereais, granola e mais algumas modas, mas acabo sempre por voltar ao meu pão escuro com uma cevada ou chá, bem típico mas é o que me enche a barriga e me deixa feliz, nem estes sumos detox me convenceram mas tenho os meus favoritos e às vezes é o meu jantar e agora com a beterraba no quintal tenho que fazer mais vezes.

Quando alguma destas refeições é fora de casa gosto de experimentar novos sabores e se forem tradicionais melhor ainda, mas o pão tem que lá estar, embora tenha que confessar que os croissants brioche são uma perdição, e agora que as férias estão a chegar (ainda falta mais de um mês!), já dou por mim a deambular em pensamentos de descanso e com pequenos-almoços demorados e com a barriga bem cheia para dias de passeio e de novas descobertas, já vos disse que adoro história?

Deixando a história para outro post, que tal umas panquecas para um lanche diferente com aqueles que mais gostamos?
Pois foi isso mesmo que alguns aqui em casa fizemos, e não é que foram as preferidas de todas, o meu pai dizia que eram filhoses e as melhores que já comeu, nem pensei em dizer o verdadeiro nome do que estava a comer!!!
Hoje por estes lados está escuro, e parece-me que esta é a melhor sugestão para além da história das filhoses estas panquecas não levaram manteiga esqueci-me dela no microondas, mas também não foi preciso, contudo a receita que deixo é a original, o molho colocado foi desta receita, mas até ao natural são boas e com canela é impossível resistir.


Panquecas de Aveia 
receita retirado do livro dias com mafalda

  • 185 gramas de farinha sem fermento
  • 25 gramas de flocos de aveia
  • 35 gramas de manteiga sem sal derretida
  • 375 ml de leite com uma colher de sumo de limão e deixando descansar até coalhar
  • 1 ovo xl batido
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de flor de sal
  • 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de canela
  • 1 boa pitada de noz-moscada ralada na hora, opcional 

Peneirar para uma tigela a farinha, o fermento, a canela, a noz-moscada e o sal.

Juntar o açúcar e os flocos de aveia, misturar.

Fazer um buraco ao centro da mistura e adicionar o leite coalhado e o ovo, misturar só até estrem os ingredientes incorporados. 

Acrescentar a manteiga derretida e mexer, reservar.

Aquecer uma frigideira em lume médio e pincelar a base com manteiga.

Deitar duas a três conchas de massa e deixar cozinhar cerca de três minutos, até que pequenas bolinhas comecem aparecer à superfície, virar e cozinhar da mesma forma que o lado anterior. 

Colocar as panquecas num prato e manter quentes até terminar a restante massa. 

Servir acompanhadas por canela ou molho a gosto.

Bom Apetite...







30 comentários:

  1. Ola,
    Gostei imenso desta sugestão,
    Vou levar comigo ;)
    Bjinho

    Kátia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro panquecas e essas estão com excelente aspeto ;)!

    ResponderEliminar
  3. eu amo panquecas e esta sua esta divina pois tem aveia e é mais saudavel parabens querida bjus doces

    ResponderEliminar
  4. Gsoso muito de panquecas. E das várias opções de recheios.

    ResponderEliminar
  5. Tu e a Ovelha Negra hoje combinaram os vossos posts Sandra? ;) hehehe
    Apesar de ser incapaz de sair de casa sem comer e de ter fome mal acordo, tenho pena de não ter tempo nem paciência para dedicar mais tempo aos pequenos-almoços... mas por mim podes mandar aqui para casa umas panquecas destas que eu trato do resto ;) hehe
    Beijinhos *
    PS: Não te esqueças que hoje é dia de "Há vida para além da massa de atum" lá pelo blog e que temos novo DESAFIO a decorrer! O tema são gelados e claro que adorava contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/07/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-16.html

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde!
    Também adoro o pequeno almoço e experimentar novos sabores, tanto que irei levar comigo a receita dessas maravilhosas panquecas:-)
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra: adoro panquecas e se forem de aveia então ainda gosto mais. Ficaram mesmo apetitosas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Que ricas, apetecibles y originales, me encanta como te han quedado, sin duda un bocado delicioso!!
    Un abrazo!

    ResponderEliminar
  9. É uma bela forma de começar o dia! Que maravilha!
    uma beijoca

    ResponderEliminar
  10. Eu sou doida por panquecas e com tantos elogios, vou ter mesmo que provar estas!
    Ainda por cima se ficam boas sem manteiga, podemos encher bem a barriga :)

    ResponderEliminar
  11. ¡¡Hola Sandra!! Pues tenemos los mismos gustos, también prefiero el desayuno y la merienda. Además. acompañados de estos panqueques, es todo un lujo. La avena los hace muy nutritivos y saludables. ¡¡Riquísimos!! Besitos.

    ResponderEliminar
  12. Panquecas não eram muito frequentes aqui em casa, porque eu nunca fui acostumada com elas, minha mãe quase nunca fazia e eu depois que casei também segui assim. Mas meu marido adora e um dia desses eu fiz uma salgada, enrolada na carne moída com molho de tomate, ficou deliciosa!!! A sua com aveia é bem saudável!!! Gostei da receita!!!! Olha só eu gravei uma vídeo receita e quando tiver um tempinho passa lá pra me conhecer: http://chefcrika.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa adoramos panquecas! As tuas ficaram deliciosas e as fotos fabulosas!
    bjns

    ResponderEliminar
  14. Também tenho andado a experimentar receitas com aveia e estas panquecas vão para a minha lista! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Adoro panquecas e as tuas ficaram tão perfeitas mesmo a meu gosto.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  16. Ummmmmmmmmmmmm con lo que nos gustan las tortitas en casa si las ve mi hijo se apunta a desayunar en tu casa mañana , tom,o nota nunca las he echo con avena y seguro estan deliciosas no hay mas que ver las fotos como siempre receta y presentacion son de 20 points.
    Bicos mil y feliz finde wapa.

    ResponderEliminar
  17. Olá Sandra!
    Eu também adoro pequenos almoços e lanches, desses bem bons e cheios de coisas boas.
    Principalmente cheios de tempo e companhia :)
    Que belas panquecas! Adoro com a aveia e canela, imagino sim, uns belos filhoses em sabor que bom!
    O que é certo é que todos gostaram e foram motivo de reunião e união à mesa. Perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que panquecas deliciosas! Receita boa para fazer nestes dias "sem sal" que andam por aqui, e se fizer mais fininhas, são boas para lanchar na praia :) vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que panquecas deliciosas! e que louças lindas! amei! bjinhos**
    (ilovecupcakesbrazil.blogspot.com.br)

    ResponderEliminar
  20. Estão superbonitas, mimosas e gordas, uma delícia :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Têm óptimo aspecto! :) ao pequeno almoço adoro uma chávena de café, forte, sem açúcar e uma torrada com manteiga. Adoro!

    ResponderEliminar
  22. Também adoro panquecas e estas ficaram lindas :)

    ResponderEliminar
  23. Eu também adoro pequenos almoços, ou melhor, adoro comida de pequeno almoço, mas ao almoço, ou ao lanche, ou até ao jantar, pois tenho imensa dificuldade em comer de manhã.
    Ficaram mesmo apetitosas estas tuas panquecas minha querida.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar