Granola de Maçã


Nada sabe melhor que começar o dia em volta de uma mesa com aqueles que mais gostamos. 
Nunca é fácil reunir todos, horários diferentes e a vontade de permanecer mais tempo no descanso nocturno fazem com que muitas vezes a minha companhia seja um livro ou revista.


Nos dias frios uma taça de bebida de soja ou avelã quentinha salpicada com canela são um deleite para o corpo, agarro bem para aquecer as mãos juntamente com um pão barrado com doce, e quando há vontade de algo mais doce uma fatia generosa de marmelada satisfaz o desejo. 
Gosto tanto desta rotina, gosto tanto de pão logo pela manhã que até agora nunca consegui mudar este ritual, na verdade em tempos deliciava-me com papas de aveia, mas era só porque me lembravam a cremosidade do arroz-doce, desisti voltei ao pão. 


Mas por cá existe quem não dispensa cereais ao pequeno-almoço e mesmo ao lanche, granola e muesli, misturados com iogurte, e esta granola é tão viciante, tão boa que às vezes dou por mim a ir ao frasco, sem iogurte ou leite, vai mesmo assim!


Granola de Maçã
receita retirada do livro Natural de Joana Alves

Puré de Maçã
500 gramas de maçãs
1/2 colher de sopa de sumo de limão
água

Lavar bem as maçãs e cortá-las em pedaços grandes, retirar os caroços.
Colocar as maçãs numa panela larga e cobrir com  água.
Levar ao lume e deixar ferver,  juntar o sumo de limão,  cozinhar em lume mínimo cerca de 25 minutos até as maçãs amolecerem.
Deixar arrefecer um pouco e passar com a varinha mágica até obter um puré grosso.

Granola de Maçã
250 gramas de flocos de aveia
100 gramas de trigo-sarraceno em grão
100 gramas de sementes de girassol
100 gramas de sementes de abóbora
100 gramas de amêndoas laminadas
100 gramas de lascas de coco
100 ml de geleia de arroz
60 ml de azeite ou óleo de coco
1 colher de chá de gengibre em pó
2  colheres de chá de canela em pó
1 pitada de sal marinho
1 maçã descascada e cortada em cubinhos
200 ml de puré de maçã (receita anterior)

Pré-aquecer  o forno a 180ºC e forrar  um tabuleiro grande com papel vegetal.
Numa taça grande misturar os flocos de aveia, o trigo-sarraceno, as sementes de girassol e de abóbora bem como a maçã em cubinhos.  
Acrescentar a canela e o gengibre em pó, voltar a misturar bem.
Numa outra taça misturar o puré de  maçã com a geleia de arroz, o azeite ou óleo de coco e o sal.
Juntar o preparado liquido ao seco, envolvendo muito bem.
Espalhar a granola pelo tabuleiro de forma uniforme e levar ao forno entre 30 a 40 minutos,  misturando bem a cada 10 minutos , até que fique dourada.
A meio da cozedura acrescentar as amêndoas e as lascas de coco e misturar com os outros ingredientes.
Retirar o tabuleiro e deixar arrefecer completamente, mexendo de vez em quando, antes de guardar em frascos herméticos.

Bom Apetite...

16 comentários:

  1. Já usei maçã na granola mas nunca feita assim, e aposto que essa é ainda mais perfeita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ¡¡Hola Sandra!! ¡¡Qué bien empezar las mañanas con un desayuno tan rico y sano como este!! Además, siendo preparado en casa, sabemos que es sin conservantes, no como los que venden. ¡¡Riquísimo!! Besitos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro maçã. Deve ficar tão boa essa granola. Humm..
    Adorei, bjinhos :)

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Adoro granola e esta está linda linda, com uma cor perfeita!
    Já usei puré de fruta em granola mas a coisa não correu muito bem... Depois de ver esta voltarei a testar seguramente ;)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  5. Querida Sandra, adoro granola e acreditas que ainda ontem estive a olhar para essa receita?
    Se já me apetecia fazê-la, convenceste-me ainda mais, pois o aspecto está um convite só e comia-a já à mãozada e ao punhado, lol!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Humm essa granola está mesmo gira.
    Deve ser uma delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolo-de-bolacha-no-copo.html

    ResponderEliminar
  7. Adoro granola, mas ainda não experimentei fazer em casa.
    A ver se me decisiva experimentar.
    Estarem tão bom ar!

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandra: gosto imenso de granola e esta versão é bem diferente . Deve ficar igualmente deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro granola, ainda há pouco tempo voltei a repetir a do Jamie e ando super fã dela pela manhã com iogurte.
    Claro que uma cevada quente e umas torradinhas sabem mesmo bem e quantas vezes não era esse o meu ritual pela manhã.
    Mas é bom variar e com tanta receita de granola boa, há que meter a mão nela!
    Adoro usar puré de maçã para adoçar granolas e outras receitas e esta granola da Joana está marcada para fazer um dia destes.
    Gostei muito das fotos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Eu também como uma torradinha pela manhã!
    Quando tenho tempo como também fruta!
    Como te entendo no que toca à granola! Eu quando a tenho também vou ao frasco só porque sim e como porque sim!
    Gosto da maçã! Deve ficar óptima :)
    Já levava para o meu lanche com um iogurte! eheh
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  11. Ficou mesmo com bom aspeto! Já cheguei a juntar puré de maçã à granola, mais para adoçar um bocado do que por outra coisa. Tenho de fazer uma com um sabor mais acentuado a maçã - como esta :D

    ResponderEliminar
  12. Quem me dera a mim pequenos almoços em família todos os dias. É um toca-te e vira-te todos os dias de manhã e um autêntico cada um por si :-(
    Mas quando há, normalmente aos fins de semana, tudo compensa. Fala-se dos planos, da semana que passou e da semana que vem :-)
    Adoro maçãs e tenho esse livro. Granola... ainda não experimentei, mas está na lista a fazer brevemente.
    Beijinhos, minha querida e bom restinho de semana
    C

    ResponderEliminar
  13. Adoro granola e esta receita parece uma delicia

    ResponderEliminar
  14. Parece ser fantástica esta granola,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar