Whoopie Pies de Batata Doce


Quase no Natal, imaginam a alegria?!

Um mês, o tempo que falta para o dia mágico, por cá é sempre assim, dois dias mágicos, dias de afectos, sorrisos, gargalhadas, alegria, e no fim, quando tudo acaba e fico sozinha sinto-me nostálgica, feliz e com mais vontade ainda de agradecer por tudo isto e pelas pessoas que me deixaram escolher para fazer parte da minha vida.

Este ano ando em busca de um pinheiro maior, no ano anterior o membro mais novo ficou tão feliz quando as luzes foram ligadas mas desiludido com o tamanho da árvore, acho que já lhe passei esta paixão pelo Natal, delira com o Pai Natal (óbvio), com os enfeites, com as decorações, com as músicas e com os doces, tal como eu, com isto posso concluir que sou uma madrinha que faz tão bem o seu papel!


Quando a Marta revelou o ingrediente do mês para Novembro eu pensei logo em experimentar a receita das broas castelares, ingredientes todos em casa, receita marcada, mas no dia enquanto retirava o livro da estante o que estava ao lado caiu, pensei comigo que gostava tanto dele e nunca lhe dava a merecida atenção, e foi aí ao ver as receitas que descobri estes whoopie pies de batata doce, num minuto as broas castelares ficaram para uma próxima para darem lugar à receita que hoje vos trago.


Whoopie Pies de Batata Doce 
receita retirada do livro Honey and Jam de Hannah Queen

  • 2 batatas doces de tamanho médio 
  • 400 gramas de açúcar amarelo 
  • 385 gramas de farinha 
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 2 colheres de chá de canela 
  • 1 colher de chá de gengibre 
  • 1 colher de chá de noz-moscada 
  • 1 colher de chá de erva-doce 
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 2 ovos grandes
  • 240 ml de óleo de girassol 

Recheio 
  • 200 gramas de queijo creme à temperatura ambiente 
  • 115 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
  • 2 colheres de sopa de melaço 
  • 100 gramas de açúcar em pó peneirado

Pré-aquecer o forno a 175ºC.

Forrar dois tabuleiros de forno com papel vegetal, reservar.

Descascar as batatas doces e cortar em pedaços pequenos, levar a cozer num tacho cobertas com água. 

Escorrer bem as batatas e fazer um puré com ajuda da varinha-mágica, deixar arrefecer. 

Numa tigela misturar a farinha com o fermento, o sal, o bicarbonato de sódio e as especiarias, reservar. 

Numa tigela grande misturar o açúcar com o óleo, a baunilha e o puré da batata doce. 

Adicionar os ovos um de cada vez batendo bem entre cada adição, juntar a mistura da farinha e misturar tudo muito bem.

Com ajuda de uma colher de sopa verter colheradas de massa nos tabuleiros, deverá deixar um espaço entre cada de cerca de 3 cm e devem ser de tamanho igual.

Levar ao forno cerca de 15 minutos.

Retirar o tabuleiro e deixar arrefecer 10 minutos.

Com ajuda de uma espátula tirar os biscoitos e deixar arrefecer totalmente sobre uma rede de cozinha.

Recheio:

Numa tigela misturar a manteiga com o queijo-creme com ajuda da batedeira até obter um creme liso e os ingredientes estarem bem ligados.

Acrescentar o melaço e misturar muito bem, juntar o açúcar em pó e voltar a misturar.

Com ajuda de uma espátula ou faca barrar com o recheio metade dos biscoitos e unir as outras metades sem recheio, polvilhar com açúcar em pó.

Bom Apetite...

8 comentários:

  1. Eu adoro o Natal, é uma paixão que nem eu consigo explicar! Já o meu marido não sente o mesmo! Acho que tem a ver com o tipo de educação que tivemos. Eu sempre vivi o Natal de forma intensa, a minha mãe fazia os bolos de natal com antecedência, montava-se a árvore e o presépio, juntava-se a família, ia-se às celebrações natalícias na igreja, era tudo tão mágico! Já os meus sogros não ligavam nenhuma ao natal, nada de presépio, árvore também não, missas muito menos, por isso é compreensível que o meu marido não sinta o mesmo que eu em relação ao Natal. Tenho ao longo dos anos tentado incutir-lhe esse espírito e noto que tem tido alguns resultados, pelo menos ele já não quer passar a noite de natal sem ir à missa do galo!
    Bom, aqui a fanática por batata doce devorava dois ou três desse num piscar de olhos! Eu adoro batata doce e não consigo compreender como pode alguém não gostar! Ficaram tão lindos e tão perfeitinhos! Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito do Natal, da antecipação de tudo, de organizar a casa e decorar, de comprar os presentes que sabemos que os miudos e familiares vão gostar, da comida tipica. Adoro as músicas de Natal, tanto , que passo o ano inteiro a cantarolar algumas mais conhecidas que volta na volta me vêm à cabeça e depois não saem tão cedo.
    A batata doce é outra das coisas que adoro e das quais não abdico. Até hoje não houve nada que provasse, com batata doce incluida, que não gostasse.
    Por isso acho que os teus Whoopie pies seriam muito apreciados!!! :)
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  3. E está reservada para breve!!!
    Agrada-me MUITO tudo nesta tua receita, querida.
    Natal... é sempre aquela magia, a azáfama dos presentes, o pôr uma mesa bonita! O barulho da família :-) AMO
    Beijinhos minha querida e saudades
    C

    ResponderEliminar
  4. ficaram mt bonitas nao conhecia obrigada pela partilha bjs

    ResponderEliminar
  5. Tenho que experimentar, fiquei com água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto mas tanto desse livro. Adoro como ele me inspira e como é sazonal. Estas whoopies estão lindas!!
    O natal este ano vai ser mais especial com a minha priminha :) por isso imagino bem como o vosso tem sido especial e sempre divertido e muito doce. Aliás, até já tens um Sweet de natal antecipado hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Estão tão lindas as tuas Whoopies!!
    Também eu sou uma apaixonada pelo Natal e pela magia desta quadra! Adoro as luzes, os enfeites e toda a alegria que se gera nesta época. (principalmente a dos miúdos!)
    Olha só te digo que ainda bem que mudaste de ideias, apesar de eu adorar broas castelar, e trouxeste estas delicias para a nossa mesa!
    Beijocas enormes
    Marta

    ResponderEliminar