Gelado de Caramelo Salgado e Baunilha


Terminou Agosto e eu sem trazer aqui uma receita de um gelado, mas é Setembro, e ouço por aí que este mês vai ser bem quente, uma continuação boa dos meses quentes que já deixam saudades.

Os gelados sabem bem todo o ano é verdade, mas nestes dias quentes são a companhia perfeita para fazer frente ao calor e para juntar aqueles que mais gostamos numa esplanada.

Tenho os meus favoritos, e a combinação de ananás e coco é das minhas eleitas, mas estou sempre pronta a provar novos sabores, afinal é sempre tão bom conhecer e descobrir algo novo.


Esta sugestão já existe por cá mas sem o caramelo neste delicioso crumble, desde que descobri esta receita que tenho feito várias combinações, é uma receita base que funciona muito bem e não é necessário máquina de gelados ou ingredientes que não tenhamos em casa.

Podem e devem experimentar novos sabores, que tal com doce de ovos, lemon curd, creme de avelãs ou até mesmo uma compota de morango?

É só puxarem pela imaginação e pelo gosto de cada um!


Gelado de Caramelo Salgado e Baunilha 
receita retirada do livro Vanilla Bean Baking de Sarah Kieffer

  • 1 lata de leite condensado 
  • 2 pacotes de natas 
  • 55 gramas de queijo para barrar 
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha 
  • 4 colheres de sopa de caramelo salgado 
  • caramelo salgado a gosto 


Numa tigela misturar com a batedeira eléctrica o leite condensado, as 4 colheres de caramelo e o extracto de baunilha. 

Em outra tigela bater o queijo-creme até estar cremso e acrescentar as natas, bater bem até ficarem firmes.

Adicionar a mistura anterior à mistura do leite condensado e voltar a misturar até estar tudo muito bem incorporado. 

Colocar o gelado num recipiente com tampa que possa ir ao congelador e verter por cima o caramelo e com ajuda de um garfo misturar ligeiramente. 

Levar de uma dia para outro o gelado ao congelador sempre com a tampa. 

Bom Apetite...

3 comentários: